quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Homicídio publicitário

A discussão sobre o cálculo da taxa de homicídios não interessa (ou não deveria interessar) à Secretaria de Segurança. Interessa mais aos publicitários de Cabral e aos adversários políticos do governador.

Hoje a Folha (eu e Gois) e O Globo mostram que só no cálculo do ISP houve queda na taxa de homicídios em 2009 no Rio. Usando a projeção populacional do IBGE, por exemplo, há levíssima alta (0,2).

Deixo claro aqui que não acredito em má fé dos técnicos do ISP para "maquiar" os dados.

Falei no último post sobre a queda ridícula na taxa divulgada pelo ISP. Em qualquer outro cálculo, a alta é tão ridícula quanto. O que importa é que perdeu-se um ano para reduzir o homicídio no Estado, já que ele não teve mudança significativa.

As diferenças nos cálculos, repito, não deveria interessar à secretaria de Segurança. Ela deveria se empenhar em alcançar um resultado significativo (e para baixo, por favor).

Já para Cabral, será difícil usar os R$ 180 milhões destinados à publicidade na "taxa histórica". Seus adversários já tem resposta, e boa, à propaganda enganosa.

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